As linguagens do Amor…
- 2021-02-14
- Comentário(s)
As relações familiares e afetivas, precisam de criar alicerces ou uma estrutura forte a que chamamos “amor”. Essa estrutura sólida e envolvente chamada “amor” alimenta a cumplicidade, empatia, respeito, compaixão, lealdade para que exista uma troca mútua.
Importa salientar que não existe uma única forma de amar, por isso ao falarmos de amor, torna-se importante falar na forma como é expresso e compreendido, isto porque cada ser humano nasce com uma forma diferente de identificar, dar e receber amor.
Como existem modos diferentes e complementares de expressar o nosso amor pelo outro, é fundamental conhecer esses modos de expressão, essa “linguagem do amor”, para nos ajustarmos aos que amamos, para os fazer sentir amados.
De acordo com, Gary Chapman, são cinco as linguagens do amor: palavras de afirmação, atos de serviço, tempo de qualidade, toque físico e presentes. Embora cada um de nós possa ter todos estes elementos presentes em si, existe sempre um que predomina em relação aos outros. E é nesse que devemos focar a nossa atenção pois, indica-nos como o outro gosta de dar amor logo é também assim que gosta de o receber. Portanto, o primeiro passo é identificar qual a nossa linguagem e de seguida a do nosso(a) companheiro(a), tornando-se assim possível que a outra pessoa receba de modo efetivo a nossa expressão de amor e simultaneamente levar o nosso companheiro(a) a perceber a linguagem que faz com que nos sintamos amados.
Comecemos então pelas palavras de afirmação, que representam oferecermos à pessoa que amamos palavras de conforto, apoio, empoderamento, motivação, valorização, reconhecimento. São expressas com base nos elogios.
Por outro lado, existem pessoas que têm como linguagem os atos de serviço, são aquelas que fazem questão de oferecer os seus préstimos ao outro, sentem necessidade de ajudar, de doar o seu trabalho. Por exemplo são aquelas pessoas que se oferecem para lavar a louça, consertar uma fechadura, etc.
Outra das formas de amar, remete para os momentos que passamos ao lado das pessoas que amamos, completamente conectados com elas. Implica estarmos de corpo e alma com a pessoa e não de estar presente só fisicamente. São momentos de entrega, partilha, conexão daí se falar de tempo de qualidade.
Pessoas que gostam de abraçar e de tocar o outro para expressar o que sentem são exemplos da linguagem do amor, toque físico. Mão com mão, pele com pele, rosto com rosto.
Os presentes, no contexto das 5 linguagens do amor, representam uma forma que a pessoa encontra para materializar e demonstrar o seu amor pelo outro.
Aplicando na prática este conhecimento, passemos a um exemplo: numa relação, o elemento A manifesta o seu amor através de palavras de afirmação, portanto é deste modo que também recebe amor, enquanto que o elemento B manifesta o seu amor através do toque físico. Se B manifestar o seu amor por A apenas através do toque físico sem emitir palavras de afirmação, dificilmente o A se sentirá amado, e vice-versa.
Como o amor é incrível … espero que com este pequeno texto, vos ajude a estabelecer e manter relacionamentos duradouros e harmoniosos, que vos ajude a amar e a sentirem-se amados.