A conexão como impulso…
- 2021-02-25
- Comentário(s)
Quando se fala de relações humanas e comunicação, seja na esfera pessoal ou profissional, uma questão que surge de imediato é: Como me posso conectar com o outro?
Todos nós gostamos de nos sentir conectados com alguém ou alguma coisa. Todos gostamos de sentir a pertença e o aconchego que a conexão proporciona.
Importa salientar que as pessoas se conectam pelo que acreditam não pelo que fazem.
Tudo aquilo em que acreditamos faz parte de nós e da nossa vida. Relaciona-se com os nossos valores, as nossas crenças, as nossas experiencias, vivências, estilos de vida, escolhas e atitudes. Para que possamos ter uma conexão genuína com outras pessoas precisamos de acreditar no que elas acreditam, que tenham histórias parecidas às nossas, que pensem como nós, que tenhamos afinidades. Este contexto torna as relações mais fáceis pois não depende muito do nosso esforço para que elas funcionem. Mas nem tudo é tão simples… Como podemos proceder com aqueles que são e pensam tão diferente de nós? Aqueles que quando começamos a falar até “trememos” por dentro a pensar, e agora?
A base para uma boa conexão assenta em alguns pressupostos básicos: não existem verdades absolutas, é importante respeitarmos a opinião do outro e estarmos recetivos para aprendermos uns com os outros. E é aqui que surge a magia… o estarmos abertos a aprender com pessoas que nem sempre acreditam no que acreditamos, faz com que o nosso processo de evolução aconteça. Seja no âmbito pessoal ou profissional é preciso honrar e respeitar a história do outro e para tal o não julgamento é fundamental.
A conexão vai muito além das atitudes, ela tem na base um interesse genuíno pela vida do outro e uma disposição e abertura para um crescimento contínuo.
Se olharmos para trás e fizermos uma pequena reflexão consciencializamo-nos que as pessoas que contribuíram em termos do nosso desenvolvimento pessoal foram pessoas muito diferentes de nós, que nos levaram a sair da nossa zona de conforto para os compreender e aceitar. Foram pessoas desafiantes que exigiram de nós abertura para aceitar a diferença, que nos levaram a pensar e agir fora da caixa, recorrendo à nossa criatividade para aprender a lidar com elas e aceitarmos a abertura em nós.
Conseguir uma verdadeira conexão com alguém tão diferente de nós é um excelente impulso no nosso processo evolutivo!
Photo by Timo Stern on Unsplash