SELF COACHING

Coaching é um instrumento de desenvolvimento humano

Coaching é um instrumento de desenvolvimento humano que na sua base pressupõe uma relação de empatia e confiança, é um processo que implica uma conexão entre Coach e Coachee (cliente) para que se crie um ambiente relacional propício à obtenção de resultados. O Coaching é a arte de fazer acordos,  desta forma implica um acordo entre as partes. Uma das  partes é o Coach, que com base no não julgamento, num estado de “curiosidade” (pela diferença do outro), respeito e ética profissional, compromete-se a ajudar o Coachee a identificar o estado actual em que se encontra e a perceber para onde o seu cliente pretende ir, ou seja o estado desejado. Clarificando estado actual e estado desejado cumpre ao Coach com base num conjunto de técnicas , ferramentas e metodologias apoiar o seu Coachee a chegar ao estado desejado o mais rápido possível. A outra parte envolvida neste acordo, é o coachee, a quem compete, aceitar e estar motivado para a mudança, para o seu processo de transformação. Compete-lhe abrir-se a si próprio e explorar os seus cantos e recantos internos, compete-lhe aprofundar o seu auto-conhecimento, aceitar a sua história, aprender a ressignificar momentos de dor, conhecer os seus pontos fortes e os seus pontos de melhoria, desenvolver novas habilidades e aprimorar habilidades já identificadas, desconstruir crenças limitadoras,  perceber como funciona em termos mentais e comportamentais, a criar novos hábitos, a redefinir rotinas, aprender a planear, levar a cabo acções e tarefas definidas, aprender a lidar e compreender o papel das emoções e perceber como a forma como responde ou reage ao que lhe acontece só depende de si próprio… compromete-se então a ter um papel activo e dinâmico no seu processo de transformação promovido no âmbito do coaching.

O Coach com base em perguntas poderosas leva o coachee a uma viagem pelo seu “mundo interior”, leva-o a reflectir e procurar dentro de si próprio todas as respostas que precisa a cada momento. Ajuda-o a libertar-se da “mochila do passado” para que não viva em tristeza e ensina-o a não viver preocupado, ou seja a não “pré ocupar a mente” com o futuro, pois esse ainda não chegou e não pode ser motivo de ansiedade. O Coach ajuda o seu Coachee a viver no tempo presente, no aqui e no agora, a sentir e vivenciar cada minuto, cada segundo como sendo único ou como sendo o último. Ensina o seu coachee a apreciar o momento e a sentir a intensidade do mesmo, ajuda-o a compreender a dualidade do ser, mostra-lhe a maravilha de vivenciar as suas próprias vulnerabilidades, a riqueza que o nosso lado emocional (self 2) nos trás em termos de libertação e alegria.

O trabalho do Coach passa por ajudar as pessoas a sonhar, mas para que elas sonhem, compete ao Coach apoiá-las no que respeita à libertação das suas crenças limitadoras para que possam ousar ir mais além.

O Coachee é responsável pelo seu próprio processo, é responsável por querer mudar e este mudar implica começar por uma mudança interior para que os resultados se tornem visíveis.

O Coach vai promover o desenvolvimento da consciencia do coachee, pois quanto mais ele tiver consciencia de si próprio menos será afectado pelo meio externo.

Após este processo de conexão olho no olho e alma com alma, que é o coaching, o coachee vai perceber, que a felicidade é um estado de vida…que a felicidade está no caminho, está na jornada e que reúne dentro de si todo um potencial infinito à sua disposição a cada momento.

A pergunta certa é aquela que nos leva mais depressa onde queremos chegar!